O ser humano possui a necessidade de se alimentar. Café da manhã, almoço, lanche e janta fazem parte do cotidiano de milhões de seres humanos espalhados por todo o mundo. Mas o que deve ser feito para alimentar o nosso espírito? Dentre algumas possibilidades de resposta a essa pergunta está o jejum, praticado por vários personagens bíblicos e, claro, por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.No livro “O Santo Jejum”, bispo Célio Lopes afirma que se a pessoa mantiver um propósito firme de jejum sempre terá uma nova experiência com Deus. Mas para ele e, principalmente, para aqueles que executarem o jejum apenas com o objetivo de alcançar maior intimidade com o Pai, esse certamente terminará descobrindo segredos do seu coração, que os auxiliarão na conquista de um crescimento espiritual. “As maiores experiências com Deus que um cristão pode obter não são apenas as bênçãos relacionadas às necessidades primárias, mas o simples fato de saber que o Pai se agrada de sacrifícios voluntários eleva o filho a uma condição de intimidade muito grande”, afirma.
O bispo afirma ainda que nenhum cristão pode se considerar completo se as experiências com Deus, através do jejum, se resumem apenas em bênçãos materiais alcançadas. “Todos que vivem um relacionamento superficial com o Senhor estão muito distantes do verdadeiro propósito para o qual Ele nos retirou do mundo da escravidão espiritual e nos trouxe para o reino da sua luz”, conta.
O jejum é de extrema importância para uma vida espiritual saudável, porque assim como a comida que alimenta a carne, como a água que reidrata e nos mantém completamente revigorados, assim é o jejum, que nos aproxima de Deus, possibilitando a santidade para uma maior intimidade com o Espírito Santo.
Algumas pessoas quando estão jejuando não sabem muito bem como agir nesse período de abstinência e acabam deixando de lado a verdadeira finalidade dessa prática de fé. O jejum é bem aplicado em inúmeras situações, mesmo que muitos apenas o realizem para casos de difíceis soluções.
Para bispo Célio Lopes o jejum é indispensável também nos seguintes casos:
1. Para alcançar um grande livramento;
2. Para estreitar o relacionamento entre o homem e Deus;
3. Para afligir a alma diante de uma grande indignação;
4. Para humilhar-se diante do Pai;
5. Para santificar-se na presença de Deus;
6. Para fortalecer-se espiritualmente;
7. Para disciplinar a vida espiritual;
8. Para um arrependimento seguido de avivamento;
9. Para preparar-se antes de enfrentar uma situação difícil;
10. Para abrir o entendimento de algo incompreensível aos olhos humanos;
11. Para expulsar certas castas de demônios;
12. Para resistir aos desejos da própria carne (pecados que tenha dificuldade em abandonar);
13. Para receber a direção em assuntos relacionados ao corpo ministerial de uma igreja.
Fonte: Extraído do Site da Rede Aleluia
Muito forte!
ResponderExcluirTemos armas espirituais e precisamos usa-las ao nosso favor, realmente o jejum é uma grande "arma " da fé.
Na fé sempre.